Congresso da ABED 2010 - Keynotes

Incrível a disposição da comunidade de EAD para atividades presenciais. Cheguei ao Hotel Mabu pontualmente às 8h (não queria correr o risco de não entrar no sorteio do netbook....risos) e o auditório principal já estava cheio. Devido à enorme fila que se formava para o credenciamneto houve atraso de meia hora para início da sessão, tempo esse facilmente recuperado dada a ausência de um dos 4 palestrantes previstos.

O evento está muito bem organizado, mas com mais de mil inscritos é compreensível alguns picos de aglomeração, como na retirada dos aparelhso de tradução simultânea e no credenciamento. Faço a seguir um breve relato das três palestras "keynote" da manhã de quarta-feira. Decidi não comentar os eventos paralelos nem as palestras técnicas porque nesses casos sou obrigado a selecionar uma sessão em detrimento de outras.

Vijay Kumar do MIT
Abertura para mudança educacional
O simpático professor do MIT, que tem a pesquisa sobre o futuro da educação como um de seus principais interesses, ressaltou que EAD não pode ser destinada a "cidadãos de segunda classe" e que esta tende a se tronar a principal modalidade na educação.


Duas são as palavras-chave de sua apresentação:  OPEN (abertura) e NETWORK (Rede). A primeira remete para conteúdos, ferramnetas e conhecimento abertos. A segunda para conectividade e comunidade.  Dr Kumar foi enfático quanto a importância do "conhecimento aberto" e citou exemplos de iniciativas nesse sentido. Uma das mais conhecidas é a de sua prórpia instituição: MIT OPEN COURSEWARE. Dessa e outras  iniciativas surgiu o OPEN COURSEWARE CONSORTIUM, o qual congrega mais de 200 instituições, aproximadamente 10 mil cursos e en torno de dois milhões de visitantes por mês.  Para ele os recursos educacionais abertos se constituem na estratégia-chave para o avanço educacional. 


Citou o livro  Opening Up Education, do qual é co-organizador, o qual discute e apresenta soluções educacionais baseadas em tecnologias, conteúdos e conhecimento abertos. Esse livro, de forma coerente com seu conteúdo, pode ser baixado livremente no link  indicado no início deste parágrafo. A versão hardcover, claro, é vendida.


 O ABC do Prof Vijay é formado pelas seguintes palavras:


A  Access


B  Blended Learning  e Bondary-less education 


C  Continuous Education


O Prof Vijay também apresentou os iLabs, laboratórios reais que possibilitam a realização de experimentos a distância. 


Mais informações sobre projetos do MIT em open knowledge podem ser encontrados no Projeto Greenfield: http://greenfield.mit.edu.




Comentário: Considero muito importantes todas essas iniciativas no sentido de se ter conteúdos, tecnologias e conhecimentos abertos. Mas sempre é bom ouvir também o outro lado. Sim, há quem seja contra o movimento por conteúdos abertos, como o controverso cientista da computação Jaron Lanier. Será que essa onda de conteúdos abertos e gratuitos pode ser uma forma de concentração de poder nas mãos de poucos que lucrarão muito com o tráfego e publicidade enquanto que os verdadeiros merecedores, os autores, não receberão nada pelo seu trabalho? Vale a pena dar uma olhada na entrevista que Jaron Lanier deu a Veja nesta semana. As idéias que defende, aliás, não são novas. Ted Nelson já propunha, com seu visonário Projeto Xanadu, muito antes do surgimento da WWW, a eliminação de intermediários e a remuneração dos autores pelo volume de acesso a suas obras. Cada leitor pagaria alguns centavos e os autores seriam mais bem remunerados do que são hoje com a venda de livros e outras mídias.




John Ebersole do Excelsior College 
Abordagens não convencionais, através da avaliação individual e personalizada. Estudo de Programas de Educação a Distância para Adultos  


O Prof John Ebersole apresentou a experiência do Excelsior College, que nasceu em 1971 inspirado na Open University da Grã-Bretanha, no ensino de adultos a distância.


O princípio que a instuição segue é de que "O que você sabe é mais importante do que a forma ou o loacal em que aprendeu". 


Foi apresentado todo o processo pelo qual os alunos passam na instituição, com explicações sobre cada uma das componentes: Agregação, Avaliação, Orientação, Instrução e Suporte.


Surpreendeu a taxa de retenção informada pelo palestrante nos cursos de sua instituição: 70%. Outro dado curioso é que somente 4 décadas após sua criação, o Excelsior College passou a oferecer suas primeiras aulas presenciais.  Comentário:   Isso mostra que o blended learning é mesmo uma forte tendência para a educação.






Carlos Eduardo Bielschowsky da SEED/MEC
Uma Análise do Sistema de EAD no Brasil


O Prof Bielschowsky enfatizou o foco que a SEED, e o próprio MEC, coloca na visão sistêmica de todo o processo educacional, do maternal ao pós-doutorado. Exemplso de interconexões:


- os professores de ensino fundamnetal e médio precisam de cursos superiores e educação continuada
- o vestibular cria "engessamentos"para o ensino médio
- os estudantes de escolas públicas não possuem perspectivas profissionais




Conduzindo a palestra por uma linha do tempo que começa em 2006, um ano antes do início de sua gestão, o secretário mostra o crescimento do número de cursos, instituições, vagas, mas também como foram implantados processos de garanta de qualidade (um dos maiores problemas no início de sua gestão). 




=========


Comentário final:  eu que tenho participado dos congressos da ABED desde sua primeira edição (com algumas faltas nesse período) fico impressionado com a evolução que a área tem vivenciado. O grande número de participantes, a qualidade dos trabalhos e das palestras, a variedade de livros de autores nacionais, entre outros detalhes perceptíveis nesta décima-sexta edição não deixam dúvida de que a Educação a Distância, ou melhor, a "Educação SEM Distância" é o futuro. Futuro esse que já começa a se mostrar presente.







Comentários