A importância da comunicação/interação na Educação sem distância


Em 2009 apresentamos no Congresso da ABED a mesa "Educação sem Distância: As Tecnologias Interativas na Redução de Distâncias em Ensino e  Aprendizagem",  coordenada por mim, com a participação das educadoras, pesquisadoras e autoras  Brasilina Passarelli, da Escola do Futuro da USP, Vani Kenski, da Siie Educacional e Lina Romiszowski, da TTS. Em 2010 demos continuidade com a mesa "Educação sem Distância: Da Teoria à Prática". Este segundo encontro foi documentado e publicado em meu blog (clique sobre o título da mesa ou aqui para ver essa matéria).  Em 2011  eu já estava me conformando em quebrar essa "tradição", uma vez que não poderei ir a Manaus devido a compromissos pessoais, quando em conversa com a Profa. Vani Kenski decidimos dar continuidade a esse ciclo. Propus então que ela organizasse a mesa deste ano. Fiquei muito feliz  em ser convidado por ela a participar do debate "a distância", participação essa que procurarei fazer da forma mais "sem distância" possível ;-) . 

Veja abaixo como ficou a mesa organizada pela Profa. Vani Kenski.  Se você for participar do Congresso da ABED em Manaus convido-a(o) a nos prestigiar com sua presença na sala 10, no dia 31 de agosto (quarta-feira) das 11h às 13h.  Se, como eu, você também não puder estar em Manaus, mas deseja estar presente (ainda que a distância) nesse nosso debate, envie mensagem com o assunto: "Educação sem Distância no CIAED 2011" para o email tori.esd (arroba) gmail.com. Os primeiros a me enviar sua mensagem serão convidados a entrar comigo na sala virtual e participar ao vivo das discussões. Para os demais enviarei link e senha para assistir online à minha participação virtual.  



Mesa Redonda  -  A importância da comunicação/interação na Educação sem distância
Coordenação: Vani Moreira Kenski  -  USP  -  SP


A proposta desta mesa é a de apresentar métodos e projetos nos quais se integrem atividades interativas que articulam meios tecnológicos, participantes remotos e presenciais, evidenciando-se como essa interatividade contribui para a redução da percepção de distâncias em projetos educacionais.

“Convergências interativas na educação sem distância” Como é possível desenhar atividades interativas que articulam meios tecnológicos, participantes remotos e presenciais. E como essa interatividade pode contribuir para a redução da percepção de distâncias. 

Romero Tori  -  Participação Virtual  -  USP  e SENAC -  SP


Motivação, afetividade e proximidade na EAD” Possibilidades de interações plenas entre todos os participantes do processo de aprendizagem na educação sem distancias.
Alice Carraturi  -  UNIVESP  -  USP  -  SP

“Didática intercomunicativa para uma ESD” Case desenvolvido em curso a distância online para a formação de tutores do SEBRAE-SP,  que privilegiou a anulação das distâncias entre os participantes e, principalmente, entre eles e a docente, por meio de ações colaborativas e muitas interações em um processo comunicacional multidirecional e intenso.
Adriana Clementino  -  SENAC SP .





Comentários

  1. Compartilho com vocês a ideia de que a tecnologia é um meio de aprendizagem, e concordo ainda que os educadores são resistentes a determinadas situações. A adaptação do método de ensino é que faz na verdade que a tecnologia auxilie na aprendizagem. A atividade a distancia cresce e precisa se adaptar as necessidades e realidades das pessoas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário